Afinal, o que faz um vendedor que trabalha no sistema de vendas diretas?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o conceito do vendedor porta a porta é muito diferente daquele profissional de vendas visto como chato, que sai pelas ruas apertando a campainha das casas por aí.

O vendedor no formato de vendas diretas é um profissional que atua com demonstrações dos produtos nas casas dos consumidores, em eventos, reuniões; em vez de trabalhar atrás de um balcão ou mesa.

 É mais fácil ou mais difícil vender assim?

É mais fácil, porque você vai até o cliente, não fica esperando a venda vir até você. E principalmente, porque cria-se relacionamento e a fidelização é muito mais garantida. Além de ser um formato de vendas que possibilita independência, lucratividade e horários flexíveis.

A tecnologia e as redes sociais ampliam ainda mais o universo das vendas diretas, possibilitando fazer vendas de forma remota, gerar conteúdo, criar vínculos, relacionamentos e tantas outras possibilidades apenas se utilizando de ferramentas já disponíveis.

A Venda Direta é um dos segmentos que mais cresce no mundo. Aqui no Brasil, grande parte da população, está em busca do crescimento profissional, financeiro e também na complementação de renda; essas são as principais razões do desenvolvimento do mercado de vendas diretas. A revenda de produtos cosméticos é a principal parte do mercado. O Brasil é o 3º maior consumidor de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão. Nosso país é o maior consumidor de perfumes do Planeta e outra ótima notícia, é que 90% dos perfumes consumidos pelos brasileiros são fabricados no Brasil.

*Confira os depoimentos de alguns consultores AQUI.

O que é importante para ser um profissional de vendas bem-sucedido?

  • Conhecer bem os produtos. Conhecimento traz credibilidade.
  • Estar bem apresentável e ser simpático. O seu principal Cartão de Visitas é a sua imagem, o seu visual.
  • Seja o seu primeiro cliente. Usar os produtos traz o seu testemunho e experiência pessoal, portanto oferecendo uma consultoria com absoluta credibilidade.
  • Ser sempre sincero e verdadeiro. Vendedores que mentem na tentativa de manipular os clientes, nunca serão bem sucedidos, principalmente porque ninguém é enganado por muito tempo.  
  • Ter uma escuta ativa, trazer soluções e benefícios às pessoas. Jamais enxergar um cifrão no rosto dos clientes.
  • Ter vontade de aprender. Aqueles que dizem “saber tudo”, na verdade não sabem nada e passam a imagem de arrogância.
  •  Ter disciplina, autocontrole e ser responsável. Esses são os passos para a persistência e a determinação.
  •  Ter a mente aberta, receptiva às mudanças e criar estratégias. Esse perfil é de vendedor vitorioso.
  • Pronta-entrega. As pessoas compram baseadas na emoção do momento, elas se encantam e querem o produto e o fato de poder tê-lo imediatamente, facilitará a efetivação da venda.

Encerro falando sobre a importância do pós-venda! Ir em busca de novos clientes é um trabalho diário, mas lembre-se que cuidar dos que já são também é. Nunca se esqueça das pessoas, senão elas esquecerão de você. Pessoas gostam de ser lembradas e reconhecidas. O pós-venda é tão importante quanto a própria venda, jamais se esqueça disso!

Confira outras matérias sobre vendas AQUI.

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