“Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.” 1 João 2.16

Tempos difíceis e junto a constatação que, de fato, não temos o controle de nada. Temos a “meia liberdade” que alguns chamam de livre arbítrio e que eu não acredito que exista.

Comecei com o versículo do apóstolo João, porque, de alguma maneira, quero registrar um alerta para que tenhamos cuidado em não nos deixarmos levar por ensinos e narrativas deste mundo. Afinal, estamos inseridos, mas não podemos nos assemelhar.

Pode ser que se pergunte porquê desse tema no blog e o como esses acontecimentos (a pandemia, guerras, desastres, diferenças ideológicas e políticas) podem te afetar. Pois bem, nos afeta em tudo, porque muda o curso das escolhas, as motivações, as emoções, os relacionamentos e até mesmo o nosso destino. Portanto, afeta tudo e por afetar tudo está na categoria Para Você.

Quero trazer três reflexões importantes desse alerta bíblico (1 João 2.16). Vamos pensar:

  1. Estamos preocupados apenas com a nossa própria satisfação?
  2. Confiamos na nossa própria e única capacidade para conquistar o que desejamos?
  3. Vangloriamo-nos de nossas conquistas e acreditamos que somos melhores que os outros?

Essa é a estrutura mental que governa este mundo que, em 1 João 2:16, está dizendo que não vem de Deus. Loucura, né?! Parece perguntas de um coach de prosperidade que diz: “Siga seu instinto, confie somente em você e seja melhor que os outros!”
O alerta é que isso é cobiça da carne, cobiça dos olhos e a ostentação dos bens, na linguagem atualizada: egoísmo, idolatria e orgulho.

O que está acontecendo?

O mundo está saturado de humanos egoístas, idólatras e orgulhosos. Devemos ir na contramão do direcionamento mundano.

Vamos aos ensinos Divinos para nos realinharmos com Ele, vivendo em paz e abundância do céu:

  1. Partilhar, servir e ajudar os outros, traz alegria, propósito e prosperidade.
  2. O coração humilde e agradecido traz mais sabedoria e contentamento.
  3. Tudo que nos é dado é permissão do céu, portanto a honra e a glória são do Senhor.

Faça uma oração para que, um dia de cada vez, possa ter mais proximidade com Deus e assim poder desfrutar do seu refúgio, proteção, cuidado e da sua paz.

Shalom Shalom

(Para ter um vislumbre mais prático do meu raciocínio sobre, não termos a liberdade que acreditamos ter, te convido a conferir a matéria A Escolha das Tendências Nunca é Aleatória.)

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *