Nessas duas décadas de mercado na perfumaria nacional, a pergunta que mais escutei foi: “Esse perfume têm fixador?”.
Não, não tem fixador, porque não existe, na perfumaria, uma matéria-prima fixadora! Registre as informações que vou te passar e se alguém te disser ao contrário disso, saberá que ela está mentindo para você!

Inicialmente, quero te explicar sobre a importância da maceração. Como um bom vinho, os perfumes quanto mais componentes naturais tiverem, mais o tempo em maceração será benéfico.
Imagino que esteja se perguntando o que é maceração, acertei? Maceração é um processo que o perfume depois de pronto, fica em descanso por no mínimo trinta dias e em baixa temperatura.
A maceração é determinante para a harmonia da fragrância e para potencializar o seu real poder de fixação.

Por ser um processo que demanda investimento e tempo, algumas marcas por aí dizem que esse processo é dispensável quando se aplicar o “fixador”. Portanto, a partir de agora você sabe que é mentira!

A fixação é o cheiro que fica na nossa pele durante um tempo indeterminado. Com o passar das horas o cheiro muda. Isso acontece, porque um perfume é a mistura de várias matérias-primas e cada matéria têm intensidades diferentes dos cheiros. Exemplo, a hortelã e as frutas cítricas se evaporam mais rapidamente, já as flores e as especiarias levam algum tempo, as madeiras e resinas demoram um tempo maior. Portanto, aqueles produtos de evaporação mais lenta, terão maior fixação.

Seria muito interessante se existisse um produto milagroso que fizesse o perfume ficar preservado muito tempo na pele, mas não existe. A perfumaria funciona assim: uma evaporação progressiva, primeiro liberando notas mais voláteis, depois as de média duração e finalmente as notas de maior fixação.

Finalizando, o que você precisa saber é, para uma boa fixação são três fatores principais. Primeiro é a qualidade do óleo essencial, segundo é a intensidade/característica de evaporação de cada matéria-prima e em terceiro, a quantidade do óleo essencial aplicado no perfume. Outros fatores como tipo de pele, clima, higiene, condição de saúde e outros, podem também ocasionar diferenças na durabilidade e percepção.

Saiba que outra pessoa tem a percepção do seu cheiro mais intensa e sensível do que você mesmo. Usamos perfumes com duas finalidades, nos sentir mais felizes e seguros da nossa beleza e atrair, positivamente, a atenção de outras pessoas. Então, descubra quais são os perfumes que mais combinam com você e agora sabendo toda a verdade sobre fixação.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *