Participei de um ciclo de 4 Palestras este mês de janeiro e o tema desta semana foi a Procrastinação. Tive um grande insight que quero compartilhar com você.

Eu, muitas vezes, distancio a minha intenção da minha ação e o meu principal causador da procrastinação é o imediatismo!

Você pode estar pensando: “Imediatismo é o oposto da procrastinação, já que imediatismo é fazer tudo de imediato, sem pensar muito e sem deixar para depois!”

Mas é exatamente aí que está a minha auto descoberta! Vem comigo que vou te explicar!

Eu, em busca de um prazer imediato, ajo por impulso, me distanciando do que eu realmente deveria fazer. Vou te dar dois exemplos atuais:

Preciso emagrecer mais ou menos 6 kg,  para melhorar meu estômago, diminuir meu colesterol e, o mais importante de todos os motivos, aumentar a minha autoestima. Acontece que, com o cafezinho da tarde vem a bolacha recheada, ou um pedaço de bolo, ou ainda um chocolate. E dessa “prova de fogo” dificilmente eu passo, respondo ao impulso com a desculpa: Eu compenso depois!

Outro exemplo, estou a doze capítulos do fim de um livro de estudo, mas há duas semanas não li sequer um parágrafo, porque fiquei até tarde assistindo tutoriais nas redes sociais. Mais uma vez, respondendo ao impulso, com a desculpa: Eu preciso aprender isso também!

Todos nós deixamos coisas para depois, isso é da natureza humana. Torna-se disfuncional quando desperdiçamos o tempo à ponto de passarmos, a maior parte dos nossos dias, resolvendo problemas urgentes, porque deixamos para depois algo importante que deveríamos ter feito.

Minha sugestão é você identificar os seus “Ladrões do Tempo” e definir suas prioridades. Balizar com prazos limite, tempo de uso e datas; pode ajudar bastante! É assim que estou fazendo!

Elaboro um plano semanal das minhas atividades que devem ser priorizadas, estipulo prazos para as tarefas, datas limite para metas e tempo de uso em aplicativos.

 

Cada um de nós tem uma maneira de viver o tempo, mas o tempo que todos nós, de fato, temos é exclusivamente o AGORA.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *