Esta semana fui assistir à uma palestra sobre como manter a sanidade em meio à doença. Durante o testemunho, a palestrante disse uma frase que me atingiu em cheio:
“Em meio às estações aprendi a lidar com a poda.”
A poda de situações, coisas e pessoas da minha vida sempre foi extremamente difícil. Me gera desconforto, tristeza, negação, medo, em alguns casos raiva e perguntas do tipo: Por que comigo?!
O fato é que depois de escutar essa frase na palestra, pesquisei no Google a importância das podas. Voilá!!!! A poda não está relacionada à intenções negativas, mas sim, na maioria das vezes, a poda é realizada como forma de proteção, prevenção de doenças e a potencialização do uso e distribuição dos nutrientes retirados do solo, garantindo a vida mais saudável da planta. Além disso, a poda tem como intuito deixar a copa mais receptiva aos raios Solares ou ainda para protegê-las e prepará-las para o período de estiagem.
Agora a melhor reflexão: A escolha NUNCA É DA PLANTA! É preciso compreender que é o produtor que entende a necessidade, o tempo e a poda certa para cada planta!
Que constatação Divida para um ser humano louco por controle como euzinha! Somos podados de acordo com o quê precisamos, no tempo certo e do jeito que deve ser, nunca do jeito que achamos que deve ser.
Fora do nosso controle, são podadas pessoas, situações e coisas de nossas vidas, mas todos os cortes e perdas são para nos transformar em pessoas mais preparadas, fortalecidas e saudáveis.
Encerro repetindo a frase que mexeu profundamente com meu ego:
“Em meio as estações aprendi a lidar com a poda”.