Certa vez li um artigo da Amy Morin  na revista Forbes que me fez repensar e refletir bastante, porque gosto de certos conteúdos que são para auto confrontação. O artigo descrevia as pessoas mentalmente fortes, mas o que foi interessante é que Amy Morin identificou as pessoas mentalmente fortes pelas coisas que elas NÃO FAZEM.

Para mim, pela minha fé em Jesus, acredito que é impossível manter nossa mente perfeitamente forte diante de certas circunstâncias da vida, por causa da nossa natureza e se permanecermos distantes Dele. Continuo, a maior força é que podemos aprender a abrir mão do controle (que achamos que temos), confessar nosso orgulho, vaidade e vitimismo para descansar em Deus!

Todavia, entretanto 🙂 achei que a listinha do artigo da Amy Morin na Revista Forbes valeu a pena. Tomei nota e compartilho, a seguir, algumas reflexões que fiz:

Então segue abaixo o que as pessoas mentalmente fortes NÃO FAZEM:

1 – AUTOPIEDADE: Você nunca verá pessoas com a mente forte sentindo peninha delas mesmas devido aos acontecimentos difíceis ou pelo jeito que os outros a maltrataram. Elas aprenderam a se auto responsabilizar. São pessoas capazes de imergir das situações adversas e ainda agradecem o aprendizado da dor. São pessoas que quando as circunstâncias se tornam muito ruins, elas enfrentam.

2 – DISPENSAR SEU PODER PESSOAL: Pessoas com a mente forte têm o entendimento que existem pessoas com determinadas limitações e não permitem que os outros os façam sentir inferiores e subjugados. Elas sabem gerenciar a forma de responder.

3 – EVITAR MUDANÇAS: As pessoas fortes abraçam a mudança e ficam entusiasmadas com os desafios. O maior medo não é do desconhecido e sim da estagnação. Um ambiente incerto da mudança é capaz de energizar e desafiar as pessoas que são mentalmente fortes e traz o melhor delas.

4 – GASTAR ENERGIA COM COISAS QUE NÃO TEM O CONTROLE: Pessoas mentalmente fortes não se desesperam com coisas que não dependem delas, como um transito ruim, bagagem perdida … ou especialmente com outras pessoas; assim que elas reconhecem que todos esses fatores e acontecimentos estão geralmente fora do seu controle. Em uma situação ruim, elas reconhecem que a única coisa que está verdadeiramente sob o seu poder é a maneira de responder e agir nestes momentos.

5 – SE PREOCUPAR EM AGRADAR OS OUTROS: Você conhece uma pessoa que força a barra para agradar? Ou ao contrário, alguém que se esforça para dar a versão contrária de tudo, o famoso “Do Contra”? Nenhum dos dois tipos são pessoas mentalmente fortes! A pessoa com a mente forte é gentil e justa, conseguindo desta maneira gerar admiração e respeito. São autênticas e sabem dizer NÃO mesmo que desagrade aqueles mais cheios de historinhas e melindres.

6 – TEMER EM ASSUMIR RISCOS: A pessoa mentalmente forte está absolutamente disposta em calcular e assumir riscos. Planejar e assumir riscos calculados é completamente diferente de se jogar de cabeça em projetos sem conhecimento. As pessoas de mentes fortes sabem pesar os riscos e os benefícios antes de entrar com tudo.

7 – MORAR NO PASSADO: As pessoas fortes reconhecem o passado e também o aprendizado que obteve nele. Porém, elas evitam deixar seus pensamentos viverem nas coisas e experiências do passado, dispensando sua energia em desapontamentos, fracassos ou até mesmo nos dias de glória que já se foram. Elas investem em peso a energia em criar o presente e planejar o futuro.

8 – COMETER SEMPRE OS MESMOS ERROS: Todos nós sabemos a definição de insanidade, certo?! É quando você sempre tem as mesmas atitudes repetidamente enquanto espera por um resultado diferente e melhor. As pessoas mentalmente fortes aceitam completamente a responsabilidade pelos comportamentos passados e estão verdadeiramente dispostas a aprenderem com os próprios erros. A habilidade dessa autorreflexão é exata e produtiva e é uma das melhores maneiras de aprender.

9 – RESSENTIR O SUCESSO DE OUTRAS PESSOAS: É preciso força de caráter para sentir genuinamente felicidade pelo sucesso dos outros. Pessoas mentalmente fortes têm essa habilidade. Elas nunca se tornam invejosas e ressentidas quando os outros são bem sucedidos, pelo contrário elas pegam o caderno para tomar nota! Estão dispostas à trabalhar duro para buscar suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.

10 – DESISTIR APÓS FRACASSAR: Todo fracasso é a chance de inventar e melhorar. As pessoas mais bem sucedidas do planeta são as que mais tiveram fracassos na vida, muitos dos esforços mais pesados, invariavelmente os levaram ao fracasso. Pessoas com a mente forte estão dispostas a falhar de novo e de novo se necessário, até quando ainda for preciso aprender.

11 – TEMER OS MOMENTOS DE SOLIDÃO: Pessoas mentalmente fortes curtem, na verdade, apreciam passar alguns momentos com eles mesmos. Elas usam esse tempo para refletir, planejar e para ser produtivas. O mais importante, elas não esperam ou dependem dos outros para definir seu humor e motivação.

12 – SENTE QUE O MUNDO TE DEVE QUALQUER COISA: O mundo não deve salário, benefícios ou uma vida confortável; independente da sua preparação e formação. Pessoa mentalmente forte entra no mundo preparada para trabalhar e evoluir em cada estágio do jogo.

13 – ESPERAR RESULTADOS IMEDIATOS: Independente se é o plano de malhar, da dieta ou iniciar um negócio; pessoas mentalmente fortes estão nessa até a linha de chegada. Elas são sábias demais para esperar resultados imediatos. Elas aplicam sua energia e tempo mensurando as doses e celebram cada km percorrido e cada incremento do sucesso durante o caminho. Elas entendem que nessa caminhada é preciso persistência, dedicação, trabalho e leva tempo.

Com tudo isso chego a conclusão, não devemos ser o tipo de pessoa que nunca se auto responsabiliza, o tipo que vive angustiado, deprimido, procrastinando e com um tédio interminável. Jamais seja o tipo que se sente como se estivesse sido enganado pela vida e pelos outros.

Você tem força mental? Há elementos nesta lista que você precisa mais?

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *